O exame per-operatório, mais conhecido como congelação, tem como objetivo apoiar a decisão da conduta cirúrgica. Esse procedimento consiste na realização de cortes histológicos do material a fresco ou avaliação por métodos citopatológicos, como raspados ou ïmprints”.
Para que sejam feitos estes cortes é necessário congelar o tecido e fazer os cortes utilizando-se um equipamento chamado criostato. Posteriormente, a lâmina é corada com Hematoxilina & Eosina.
Durante o congelamento existe uma cristalização da água intra-citoplasmática que leva a uma deformidade da célula, sendo que estas alterações devem ser levadas em consideração na interpretação e diagnóstico.
Algumas vezes não é possível ter um diagnóstico neste momento e faz-se necessário aguardar os cortes histológicos definitivos para o diagnóstico conclusivo.
Este exame é realizado somente mediante agendamento. Caso não haja criostato no serviço onde será realizado o procedimento cirúrgico, o Instituto fornece um equipamento portátil, que entrega, porém, uma menor qualidade nos cortes, podendo prejudicar o diagnóstico per-operatório.