Receptores hormonais
Os receptores hormonais são proteínas encontradas dentro de algumas células cancerígenas. Quando os hormônios se ligam aos receptores hormonais, as células cancerosas com esses receptores crescem.
• Receptor de Estrogênio.
• Receptor de Progesterona.
O status do receptor hormonal do tumor ajuda a orientar o esquema de tratamento. Se o tumor for ER+ e/ou PR+, seu tratamento incluirá hormonioterapia, como tamoxifeno ou inibidores de aromatase.
A hormonioterapia evita que as células cancerosas obtenham os hormônios que precisam para crescer e podem parar o crescimento tumoral.
Os cânceres de mama negativos ao receptor hormonal não são tratados com hormonioterapia.
O HER2 (Receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2) é uma proteína que aparece na superfície de algumas células do câncer de mama. Também pode ser chamado HER2/neu ou ErbB2.
Esta proteína é uma parte importante da via para o crescimento celular e sobrevida. O status do HER2 ajuda a orientar o esquema de tratamento.
Os cânceres HER2+ podem se beneficiar de medicamentos anti-HER2, como o Trastuzumab, que tem como alvo o receptor HER2.
As duas formas comuns de determinar o status HER2 são:
• Exame Imunohistoquímico. Mostra a quantidade de proteína HER2 na superfície das células cancerígenas.
• Hibridização Fluorescente in situ (FISH). O FISH mostra se existem muitas cópias do gene HER2 nas células cancerígenas.
Na maioria das vezes, o imunohistoquímico é o primeiro exame realizado. Em caso de dúvida diagnóstica ou positividade, é realizado o FISH para confirmação.
Obtido pela análise imunohistoquímica do marcados Antígeno Ki-67, que demonstra a proliferação celular da neoplasia, permitindo a sua categorização.